A romantizada representação de um McLeod por R. McIan R. em 1845.
Os chefes do clã Macleod não apoiaram a causa jacobita na rebelião de 1745. Os chefes levantaram várias exercitos de soldados em auxílio das forças do Governo. O chefe levou 500 homens de apoio ao Governo na Batalha de Inverurie, Em 23 de dezembro de 1745. Em 1745, o chefe disse ter sido capaz de "trazer para fora" de 700 homens.
Este é possivelmente o mais imediatamente reconhecíveis tartan Macleod. É conhecido como MacLeod de Lewis, vestido MacLeod, E até mesmo "MacLeod Loud". A primeira aparição publicada do tartan estava no Vestiarium Scoticum em 1842. A Vestiarium, Composto e ilustrada pelo duvidoso "Sobieski Stuarts», É a fonte de muitos dos atuais"tartans clã". A Vestiarium também tem sido provado ser um falsificação e uma fraude vitoriana. O tartan foi descrita por Sir Thomas Dick Lauder, Em uma carta a Sir Walter Scott em 1829: "MacLeod tem um esboço do tartan esplêndida, três stryps negra sobre fylde amarelo ain". Acredita-se que o chefe Macleod era um bom amigo dos Stuarts Sobieski, que lhe deu o desenho dos anos tartan antes que publicaram as suas falsificações. Um crítico contemporâneo do Vestiarium até comparou o tartan Macleod ao de um cobertor de cavalo.
Hoje, o tartan está registrado com o tartan escocês Autoridade ea Scottish Tartans World Register (tanto sob o n º 1272) com o treadcount simétrica "K32Y4K32Y48R4" e com uma palete de cores de 101.010 negros, C80000 liberdade vermelho, e D8B000 papoula dourada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário